top of page

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE CARDIOVASCULAR

1) Alternativa C

2) Alternativa C

3) Alternativa B

4) Evitar o refluxo de sangue. As bulbas cardíacas são ruídos originados a partir do fechamento das valvas cardíacas. 

5) Em uma quebra abrupta, o barorreceptor reconhece que o estiramento foi com menos força do que o normal, o que faz com que o bulbo seja acionado e, por sua vez, ative o sistema nervoso simpático, fazendo assim com que haja um aumento da frequência cardíaca e, consequentemente, um aumento da pressão arterial. Já quando ocorre um aumento abrupto, o contrário acontece, o barorreceptor reconhece o estiramento mais forte, aciona o bulbo que inativa o sistema nervoso simpático e ativa o sistema nervoso parassimpático, diminuindo assim a frequência cardíaca e também, a pressão arterial do indivíduo. 

6) Podemos ver um esquema sobre o assunto nesse vídeo AQUI. 

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE SISTEMA RESPIRATÓRIO

1Alternativa A. O processo descrito é o da inspiração, que faz com que a caixa torácica aumente de volume, diminuindo, assim, a pressão intrapulmonar e forçando a entrada do ar nos pulmões.

2) Alternativa D

3) Com o rompimento das paredes dos alvéolos e a formação de grandes bolsas, a área efetiva de contato para as trocas gasosas diminui, causando a deficiência respiratória.

4) Alternativa D

5) O ar penetra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe e traquéias e chegando aos pulmões, onde segue pelos brônquios e bronquíolos até chegar aos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. A diferença entre o ar inspirado e expirado está na concentração de oxigênio e gás carbônico. No ar inspirado há maior quantidade de oxigênio e menor de gás carbônico. No ar expirado ocorre o contrário, há maior concentração de gás carbônico e menor de oxigênio.

6) O CO combinado com a hemoglobina impede está de transportar oxigênio, para as células causando sua morte por asfixia.

7) Alternativa A

8) Alternativa B

9) Alternativa C

10) Alternativa A

11) a) A maior eficiência na absorção do oxigênio é no pH = 7,6 pois a curva que representa o processo é mais inclinada do que em pH = 7,2. ou A maior eficiência é no pH = 7,6 pois em qualquer ponto desta curva o percentual de O2 é maior do que no ponto correspondente da curva em pH = 7,2. (2 pontos)

b) Na alcalose pois NH4 + + OH– = NH4OH ou NH4 + = NH3 + H+ H+ + OH– = H2O

ou NH4 + + H2O = NH3 + H3O+ H3O+ + OH– = 2 H2O Com isto a concentração de OH– diminui no sangue. ou ainda, Na alcalose, pois o NH4Cl se hidrolisa em meio aquoso deixando a solução ácida de modo que o pH da solução abaixa.

12) Alternativa A, Durante um exercício físico prolongado, quando a respiração aumenta, a concentração de dióxido de carbono diminui e o sangue torna-se mais básico (pois houve um deslocamento no sentido dos reagentes). Por outro lado, numa situação de repouso, a respiração diminui, a concentração de dióxido de carbono aumenta e o sangue torna-se mais ácido (pois o equilíbrio é deslocado no sentido dos produtos). O pH sanguíneo é regulado constantemente e seu valor normal está situado entre 7,35 e 7,45, sendo ligeiramente básico (pois o pH acima de 7 é básico). Uma alteração no controle do pH pode alterar o equilíbrio ácido-base produzindo a acidose ou a alcalose. A acidose é quando o sangue apresenta um excesso de ácido, acarretando uma redução (pois quanto mais ácido o meio, menor o valor do pH). do pH sanguíneo e a alcalose é quando o sangue apresenta um excesso de base, acarretando uma elevação (pois quanto mais básico o meio maior o pH) do pH sanguíneo.

13) Alternativa C

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE SISTEMA RENAL

1) Alternativa C

2) a) O álcool inibe a secreção hipofisária do hormônio antidiurético (ADH). Tal fato provoca diminuição da reabsorção de água nos túbulos renais e, conseqüentemente, maior produção de urina.

b) Rins (capsula de bowman, túbulo proximalsegmento fino e grosso da alça de henle, túbulo distal, canal coletor), ureteres, bexiga urinária e uretra.

3) Alternativa A

4) Alternativa E: Uma vez que a função dos rins é retirar do organismo substâncias tóxicas e em excesso, o rim artificial atuará realizando esta mesma função.

5) Alternativa B
6) Alternativa B

7) a) É o hormônio antidiurético (ADH). Ele é produzido no hipotálamo e armazenado pela neuro-hipófise.
b) O ADH atua aumentando a permeabilidade das paredes dos túbulos distais e tubos coletores à água, promovendo, assim, uma maior reabsorção de água.
c) É a ureia, originada do metabolismo das proteínas.

8) Alternativa D

9) Alternativa A: Os rins, através da formação da urina, eliminam o excesso de água e resíduos nitrogenados (uréia, formada no fígado), encontrados no sangue. Em patologias renais, o acúmulo de toxinas no sangue, aumenta a pressão osmótica, aumentando a retenção de água no sangue, causando a elevação da pressão arterial.

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE TRATO GASTROINTESTINAL

1) Alternativa C

2) Alternativa A

3) a) As moléculas resultantes em cada caso são, respectivamente: monossacarídeos; aminoácidos; ácidos graxos e glicerol.

b) As macromoléculas ingeridas são submetidas, durante o processo digestivo, à hidrólise enzimática.

4) O fígado, através da produção da bile, promove a emulsificação das gorduras, facilitando a ação das enzimas digestórias produzidas no pâncreas e intestino delgado que digerem os lipídeos.

5) Alternativa D

6) Alternativa B

7) Alternativa B

8) Alternativa C

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE SISTEMA ENDÓCRINO

1) a) Certa. A ocitocina é liberada pela neuro-hipófise, também chamada de lobo posterior da hipófise. 

b) Errado. A somatotrofina ou hormônio do crescimento é secretado pela adeno-hipófise e tem a função de promover o crescimento das cartilagens e ossos.

c)Errado. A insulina é produzida pelo pâncreas e estimula o armazenamento de glicose pelas células, reduzindo a concentração de glicose no sangue. 

d) Errado. A adrenalina é produzida nas suprarrenais, mas, uma vez no sangue, a adrenalina provoca taquicardia, aumento da pressão arterial, e maior excitabilidade do sistema nervoso. 

e) Errado. O estrógeno é produzido pelas células do folículo ovariano e determina  as características secundárias da mulher, como o desenvolvimento das mamas, alargamento dos quadris, etc. 

2) a)  Errado. O hormônio somatotrófico é secretado pela adeno-hipófise, mas tem a função de estimular o crescimento geral do corpo.

b)Errado. A adrenalina é produzida na suprarrenal, mas, uma vez no sangue, provoca taquicardia, aumento da pressão pressão arterial e maior excitabilidade do sistema nervos.

c)  Certo.O paratormônio, produzido nas paratireoides eleva a concentração de cálcio no sangue e estimula a liberação de cálcio nos ossos. 

d)  Errado. A insulina é produzida no pâncreas e estimula o armazenamento de glicose pelas células, reduzindo a concentração de glicose no sangue. 

e) Errado. O ADH, também chamado de hormônio antidiurético ou vasopressina, é produzido na neuro-hipófise e é liberado quando a concentração de água no sangue cai abaixo de certo nível, sendo que seu principal efeito é a diminuição do volume de urina excretado. 

3) Alternativa “b”. A afirmativa I está errada, pois a tiroxina está relacionada ao metabolismo. Já a afirmativa III, está errada pois a insulina é produzida no pâncreas.

4) Alternativa “b”. Cada hormônio atua em um local específico por causa da presença de receptores. Isso significa que um hormônio nunca afeta o funcionamento de outra estrutura que não a de seu alvo. 

5) a) Porque produziu um estado de hipoglicemia que conduziu ao coma.

b) A disfunção, nesses casos, é do pâncreas endócrino. A deficiência de insulina causa diabete mélito.

6) Alternativa C

7) Alternativa D

8) Alternativa A

9) A curva 2 corresponde ao LH (hormônio luteinizante), e a curva 3, ao estrógeno. O hormônio luteinizante estimula a ovulação e promove a transformação do folículo ovariano em corpo lúteo, que passa a produzir progesterona. O estrógeno é o responsável pelo crescimento do endométrio uterino durante a primeira fase do ciclo menstrual, bem como pela manutenção das características sexuais secundárias femininas.

10) Alternativa A

11) Alternativa E

© 2019 por fisiologia integrativa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page